/Especialista em edição de vídeo, Lucas Sena dá dicas para quem sonha em fazer sucesso com canal de games

Especialista em edição de vídeo, Lucas Sena dá dicas para quem sonha em fazer sucesso com canal de games

Dono de um estilo autoral, voltado para o cyberpunk, Lucas Sena, de 23 anos, deu dicas importantes para aqueles que querem investir na produção do próprio canal

Foto: Divulgação

Como sugeriu certa vez o filósofo chinês Confúcio, “trabalhe com o que você ama e nunca mais precisará trabalhar na vida”. Isso se encaixa perfeitamente na rotina de quem possui canal de games. Porém, como o mercado já está saturado, é preciso uma boa estética e um conteúdo de qualidade para se destacar entre tantas opções.

Para dar uma ajudinha aos que sonham em tirar o sustento através dos games, consultamos um profissional em edição de vídeo com especialidade em efeitos visuais. Dono de um estilo autoral, voltado para o cyberpunk, Lucas Sena, de 23 anos, deu dicas importantes para aqueles que querem investir na produção do próprio canal.

Primeiramente, o que eu preciso para gravar meus jogos?

Para gravar seus jogos no PC você vai precisar de uma câmera ou webcam. Existem vários softwares que já gravam a tela e não é necessário ter uma placa de captura. Você pode usar o OBS Studio, que é um software que eu mesmo utilizo para gravar minha tela e meu rosto durante as aulas. Já alguns consoles já possuem a opção interna para gravação de tela e, às vezes, consegue deixar até para gravar os melhores momentos automaticamente.

Quais softwares gratuitos ou baratos podem ser usados para edições?

Hoje em dia existem diversos softwares gratuitos que podem ser usados para edição, porém recomendo o pacote Adobe, que possui todas as ferramentas necessárias para uma edição completa e cinematográfica, se você tiver interesse em chegar a um nível avançado de edição. Alguns softwares gratuitos que eu recomendo: Windows Movie Maker, Lightworks, Filmora 9, Hitfilm Express, Blender. Alguns softwares pagos que recomendo: Adobe Premiere, Adobe After Effects, Cinema 4D. 

Advertisement

Dá para fazer edição ao vivo?

Existe, sim, a possibilidade de fazer edições ao vivo. Nesse tipo de edição, o que geralmente fazem são cortes, trocas de cenas, letreiros, vinhetas e trilhas sonoras. Tudo isso precisa estar pronto antes de ser inserido. Edições mais avançadas que requerem inserção de elementos em 3D e efeitos especiais, por enquanto não são possíveis.

Além de estrutura, um bom editor precisa de que?

Um bom editor precisa saber o momento certo de fazer uma troca de cena, precisa saber qual trilha sonora utilizar para cada tipo de vídeo, dependendo da emoção que ele quer passar. Existem muitas técnicas que só se aprende olhando referências de pessoas avançadas no mercado audiovisual. Sobre fazer edições na medida certa, também é algo muito importante, pois às vezes uma cena precisa de um certo elemento adicional, mas algo leve e mínimo, precisamos saber a intensidade das edições que iremos fazer também.

Quais os principais erros que os iniciantes cometem?

Para ser sincero, acredito que erros são essenciais. Quanto mais cedo você cometer erros, mais cedo você vai procurar corrigi-los, e assim descobrir formas corretas de agilizar e fazer corretamente todo o processo de edição. Acredito que o maior erro dos iniciantes é não praticar.

Advertisement