Ana Moser deve ser confirmada no Ministério do Esporte de Lula nesta quinta

A ex-jogadora de vôlei Ana Moser está prestes a ser confirmada como ministra do Esporte no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com o anúncio programado para quinta-feira (22). A informação foi validada por membros da equipe de transição responsáveis pela área esportiva. De acordo com essas fontes, o convite foi feito nos últimos dias e prontamente aceito por Moser.

Na semana passada, Moser esteve reunida com o presidente eleito. Ela é a fundadora do Instituto Esporte e Educação e não possui filiação a nenhum partido político. Como jogadora, fez parte da equipe que conquistou a primeira medalha olímpica no vôlei feminino para o Brasil em Atlanta, em 1996.

Inicialmente, havia a possibilidade de que o cargo principal no Ministério do Esporte fosse ocupado por alguém indicado pelo PC do B. No entanto, o partido decidiu assumir posições no segundo escalão da pasta, além de liderar outro ministério, o da Ciência, Tecnologia e Inovações, com Luciana Santos, vice-governadora de Pernambuco, sendo a principal cotada para este cargo.

Leila Barros, senadora e ex-jogadora de vôlei pelo PDT, foi cogitada para a posição de ministra do Esporte, mas seu nome perdeu relevância. Marta, ex-jogadora de basquete filiada ao Partido dos Trabalhadores, também foi considerada, mas não foi a escolha final.